O Princípio de Pareto

Em 1906, o economista italiano Vilfredo Pareto criou uma fórmula matemática para descrever a distribuição desigual de renda em seu país, observando que 80% da riqueza estava em posse de 20% das pessoas.

No final dos anos 1940, o pioneiro em Gestão Dr. Joseph M. Juran observou o princípio de que 20% de algo será sempre responsável por 80% dos resultados e atribuiu esta regra a Pareto, o que ficou sendo conhecido como Princípio de Pareto, Lei de Pareto ou a Regra 80/20.

A Regra 80/20 significa que poucas coisas (20%) são vitais e muitas (80%) são triviais. No caso de Pareto isso significava que 20% das pessoas possuíam 80% de toda riqueza. Juran, em seu trabalho, identificou que 20% dos defeitos causam 80% dos problemas. Gestores de Projeto sabem que 20% do trabalho (os primeiros 10% e os últimos 10%) consomem 80% de seu tempo e recursos. Você pode aplicar a Regra 80/20 a praticamente tudo.

No final das contas, isso significa que 80% dos resultados que atingimos estão relacionados a 20% de nosso esforço. Então não seria mais inteligente identificar quais são estes 20% que realmente importam e que geram resultados, e investir 80% de nosso tempo e esforço nestes 20%?

Pare e pense. Faça uma análise. Quantas vezes ficou trabalhando em algo que gerou mais stress do que valor? Quanto tempo gastou na internet na última semana? Aplicou 80% do período em que ficou online em 20% de conteúdo que adicionaram valor a você, ou perdeu 80% de seu tempo? E as revistas e jornais que possa ter lido? E os programas de TV?

Usando como exemplo uma loja, você sabe que 20% do seu estoque pode ocupar 80% do seu espaço de armazenamento e que 80% do seu estoque vem de 20% dos seus fornecedores. Também 80% de suas vendas virão de 20% de sua equipe de vendas, e de 20% de seus clientes. E 20% de sua equipe poderão causar 80% de seus problemas, mas outros 20% vão gerar 80% de sua produção. Quais são os 20% de clientes que geram 80% de suas vendas? Não é melhor investir mais neles do que naquele cliente que é tão exigente e acaba necessitando de mais tempo e que, no final das contas, contribui com uma parcela mínima do faturamento da loja?

O valor da Lei de Pareto é de lembrá-lo a manter o foco nos 20% que mais importam. Das coisas que você faz durante seu dia, somente 20% realmente importam. Estes 20% produzem 80% de seus resultados. Identifique e mantenha o foco nessas coisas. Quando as questões do dia a dia começarem a sugar seu tempo, lembre-se dos 20% que você precisa focar. Se alguma coisa na sua agenda deve ser eliminada, ou se alguma coisa não poderá ser feita, tenha certeza de que não é parte daqueles 20% mais importantes.

É melhor trabalhar com inteligência, mas melhor ainda é trabalhar com inteligência nas coisas certas.

Aplique esta regra na sua vida, mas use-a com sabedoria e bom senso.

Leia mais aqui:

Wikipedia 

Uol Economia

About.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s